O melhor Sabor da cozinha brasileira!

Sunday, 18 November 2012

LINEA 2013: UM SEDAN DE RESPEITO

Linea ganha câmbio Dualogic Plus

Transmissão é destaque da linha 2013 do sedã

Fiat optou por manter o desenho do Linea nacional; na Turquia, sedã foi levemente retocado (leia aqui)A Fiat confirmou (silenciosamente), na última quarta-feira (20), as estreias das linhas 2013 de Idea e Linea. Um comunicado disponibilizado no site de imprensa da montadora informa que a minivan e o sedã receberam pequenas atualizações, com destaque, no Linea, para a introdução do renovado câmbio "Dualogic Plus", que estreou há poucas semanas no hatch médio Bravo. Além do sufixo "Plus", os aprimoramentos aproximaram o comportamento da transmissão robotizada ao de uma caixa automática de verdade.


Em relação à versão antiga, o novo câmbio Dualogic Plus tem como principais novidades as funções Creeping eAuto-Up Shift Abort. A primeira faz com que o carro ande levemente para frente quando o pedal do freio é liberado – exatamente como nos modelos automáticos. A segunda interrompe a subida de marcha em uma ultrapassagem, para evitar que o veículo perca aceleração. Funciona assim: o sistema entra em ação quando o condutor pisa mais fundo no pedal do acelerador, mantendo a marcha atual para despejar mais torque.



Além do câmbio Dualogic Plus, interior do Linea 2013 ganhou novos tecidos e grafismos nos instrumentosInteriores levemente renovados e fim do Linea T-Jet

Tanto Idea quanto Linea tiveram seus interiores ligeiramente repaginados nesta atualização de linha. A minivan ganhou novo rádio, pintado em preto nas versões Attractive e Essence, e em cinza na Adventure. O som é o mesmo aplicado ao recém-renovado trio Siena EL, Strada e Palio Weekend, com comandos integrados (pisca-alerta e sistema Locker na versão de visual lameiro). Para marcar essa "renovação" interna, a montadora também mudou os tecidos dos bancos de todas as versões. De resto, a minivan segue igual.


No sedã Linea, lançado em 2008, esperava-se alguns retoques estéticos. Mas a maior mudança (além do câmbio Dualogic Plus) é o fim da versão T-Jet, equipada com o motor 1.4 16V turbo. Esta configuração vendia quase nada e a Fiat optou por encerrá-la, mantendo as demais versões. A Essence segue na base da gama, com os câmbios manual e automatizado, e a top Absolute vem apenas com a caixa robotizada. Ambas usam o motor 1.8 16V flex de 132 cv (etanol). Entre as atualizações, os instrumentos ganharam novos grafismos e tela de LCD com fundo branco, há novas rodas de liga leve aro 16, borboletas no volante nas versões Dualogic e novos tecidos.

Confira abaixo os preços das linhas 2013 de Fiat  Linea:
Linea Essence 1.8 16V – R$ 52.990
Linea Essence Dualogic 1.8 16V – R$ 55.780
Linea Absolute Dualogic 1.8 16V – R$ 63.140


Por fora, novidade são as novas rodas de liga leve aro 16 na versão "básica" Essence